Etiquetas

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

AS QUATRO ESTAÇÕES

Como toda a gente sabe há quatro períodos no ano a começar no inverno e a seguir a primavera, depois o verão seguido do outono, cada qual com características diferentes de acordo com a inclinação do eixo de rotação da Terra e o movimento de translação. Atravessámos um Inverno húmido e chuvoso que chegou no dia 21 de dezembro e desde aí, com breves interregnos, o sol tem-se vindo espreitar.

Dizem que, “a chuva é precisa”. Não duvido. Apesar disso, mantenho a minha preferência pelo horário de verão que vai começar cerca de 20 de março! Diz o povo, na sua sabedoria proverbial, “Janeiro fora, mais uma hora” já estamos no final de janeiro e continua a anoitecer, teimosamente, por volta das seis da tarde, quando não está a chover…
Que venha o Verão, ou seja, que venha mesmo que venha apenas a 21 de junho mas antes há que esperar pela primavera que vaidosa vai exibir uma profusão de cores vestida de flores. Por fim virá o verão. Mais calmo, chegará o outono a 23 de setembro com as cores de fogo com que pinta as folhas das árvores e aquele silêncio característico com que nos brinda a natureza outonal.
Se me pedissem para ordenar, por ordem decrescente de preferência, colocaria em primeiro lugar o verão pelo calor que aquece o nosso hemisfério; em segundo, colocaria o outono pela cor quente das folhas e o silencio que traz; depois março, por que é o mês dos aniversários… e por último, já se sabe, o inverno.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...