Etiquetas

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

SÃO GONÇALO DE AMARANTE

O santo, considerado o padroeiro da cidade de Amarante, festeja-se a 10 de Janeiro, data do seu falecimento e depois no primeiro fim de semana de junho em que se festejam as festas da cidade.

Consta que o Santo foi o arquiteto da nova ponte em substituição da ponte medieval que perdurou até à construção da nova ponte. O frade dominicano foi pregador até à dia da sua morte. E só em 1561 foi beatificado no dia 16.
A famosa estátua de São Gonçalo bem como a respetiva corda encontra-se na sacristia do Convento de São Gonçalo de Amarante. Conta a lenda que as senhoras que tocassem na estátua e puxassem a corda, casariam brevemente… Por isso fez-se o aviso onde se pode ler “Olhe com devoção e reze com fé. Não toque. Não puxe”
A imagem mais antiga, datada dos séculos XVI e XVII esteve colocada onde atualmente se encontra uma imagem mais moderna de São Gonçalo. Para preservar esta imagem, é conveniente não lhe tocar e muito menos puxar a corda… Por isso, recomenda-se que “Olhe com devoção e reze com fé. Não toque. Não puxe”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...