Etiquetas

sábado, 31 de março de 2018

UMA PÁSCOA QUE SE QUER FELIZ


Por todo o lado, por toda a gente, nas ruas, nos shoppings, nas redes sociais, ecoam os votos de uma Feliz Páscoa muitas vezes sentidas outras… nem tanto, apenas por força do dever social mas, quem não for surdo, é forçoso que ouça os votos de Páscoa Feliz.
Nunca gostei muito desta época, confesso, talvez por não entender o verdadeiro significado que tem para os Cristãos este evento. O meu desagrado baseava-se nos panos roxos que cobriam as imagens dos santos e se viam por todo o lado… Cumulativamente, as emissoras de rádio silenciavam-se ou só transmitiam música clássica alusiva a esta época. Não gostava também da recriação da morte de Jesus e do ruído produzido pelas matracas que uma vez por ano saem à rua.
Embora a minha progenitora fosse uma convicta católica e me levasse a percorrer principalmente o norte do país, nunca gostei muito desta celebração e pensava (já nessa altura pensava… demais) com os meus botões: não fui eu que O matei, por que sou penalizado desta maneira?
Talvez estivesse enganado, talvez o significado da Páscoa, por demais banalizado, não fosse integralmente abrangido por mim.
Hoje compreendo o que se celebra nesta época em que as estações de rádio transmitem a música que lhes dá no gana, os santos nas igrejas já não são cobertos de panos roxos, etc..
Embora as restantes celebrações se mantenham (mais para turista ver) é essencial que se recorde que a Páscoa não é só mais uma festa. É a ressurreição de Cristo que se celebra acompanhado da recordação e da pratica de coisas tão importantes como a amizade, a fraternidade, o carinho e humildade que se transmita em todos os momentos da vida de Cristãos e não cristãos.
Os meus votos sinceros de Feliz Páscoa ou Happy Easter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...