Etiquetas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

BOFETADA SEM MÃO

Durante muito tempo andei convencido de que “bofetada sem mão” era o mesmo que “bofetada de luva branca ou de pelica” só que a segunda expressão era mais sofisticada. Cheguei mesmo a corrigir, na linguagem falada, uma frase por outra, já que ambas tinham o mesmo significado. Não sei se é assim mas vou continuar a usar a expressão “bofetada sem mão” por ser a mais ouvida lá em casa. Muitas vezes ouvi esta expressão a propósito dos falsos amigos que deambulavam pela nossa sala e se tornou por isso, na minha preferida.
Uma bofetada sem mão, no momento presente, era aparecer limpo de bactérias, enjoos e vertigens perante a família em particular. Continuo à espera dessa célebre bofetada…
Com o andar dos anos, senão esclareci a minha dúvida, estou de acordo com a definição: Bofetada sem mão é quando se quer insultar alguém duma forma educada, não deixando de ser um  enxovalho ainda que de forma metafórica, bem à maneira da minha mãe. Muitas vezes, e ainda bem que isso acontece, a pessoa visada nem sempre se apercebe de que está a ser atingida mas o enxovalho, o insulto, está lá.
E agora a pergunta que se impõe: Quanta vezes foi atingido pela célebre bofetada sem mão?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...