Etiquetas

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

DE ANIVERSÁRIO EM ANIVERSÁRIO

Ultimamente, a coisa repete-se muitas vezes. Quando digo ultimamente, quero dizer há largos anos… no tempo em que os animais falavam o que significa, o tempo em que era feliz, se alguma vez o fui, e não sabia.
Naquele tempo, não havia jantar que não terminasse em poesia, fosse de quem fosse, mas sempre declamada magistralmente pela tua voz.
Nestes momentos, assalta-me a memória a casa de Gaia, a mobília da sala de jantar da qual já guardo saudades, a tua face de olhos cansados, a inocência perdida ao longo dos anos… .Agito a cabeça (muito devagar conforme me foi recomendado) na vã tentativa de que tudo volte atrás mas o que já foi, não volta a ser.
Não me guio por estudos e muito menos por estatísticas mas desta vez, é  a Universidade de Harvard quem nos diz que o mês de Setembro (até 1999) regista um número recorde de nascimentos. Este estudo, publicado no New York Times, só vem comprovar o que já sabíamos através da prática. Não há cão e gato (sem ofensa) que não faça anos neste mês. E o orçamento familiar que o diga!
Desta vez, foi a vez do meu genro. Pensando um pouco, não é de admirar que assim seja. Dezembro, pleno inverno, é um mês adequado para “fazer” bebés. Há quem explique este boom através do grande consumo de álcool que se verifica no Natal e Passagem de Ano, mas não é por aí que pretendo entrar.
Celebrava-se, com toda a família reunida, mais um aniversário. Então, por uma estranha magia, ouço outra vez a tua voz, o poema já muito gasto e quase esquecido que dizias por altura do meu aniversário: Ainda se os desfizesse…mas fazê-los não parece de quem tem muito miolo!

Com que então caiu na asneira
De fazer na quinta-feira
Vinte anos! Que tolo!
Ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado...
Agora o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo? Coitado!

Não faça tal: porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Faça outra coisa: que em suma
Não fazer coisa nenhuma,
Também lhe não aconselho.

Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois que se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los queira ou não queira!

                                                  João de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...