Etiquetas

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MUDA A HORA, MUDA A SORTE, MUDA A VIDA

Não é que seja muito complicado andar para trás ou para a frente com os ponteiros do relógio, aliás, todos os anos se faz isso com a maior facilidade, mesmo assim atrevo-me a explicar como se faz. Já agora não se esqueça que este ano o fenómeno dá-se por volta do último domingo de Outubro. Nessa data, às 02:00 horas deve atrasar-se o relógio para as 01:00 hora.
À muitos anos, diz-nos a tradição que os relógios se devem atrasar uma hora no solstício de inverno. Pelo facto é expectável ouvir dizer que se trata do dia mais longo (25 horas) do ano já que se “ganha” uma hora… de sono. A partir daqui, os dias começam a ficar mais curtos e a anoitecer mais cedo para mal dos meus pecados.
Não gosto que os dias se tornem mais curtos e com isso constatar que anoitece mais cedo! Não gosto do escuro que se abate sobre todas as coisas nesta época do ano. Acho a época triste não só pelo facto de escurecer mais cedo mas por obrigar quem trabalha  a sair dos empregos já de noite.
A favor da mudança da hora devo dizer que a medida não é recente, já tem alguns anitos. Começou em 1794 na voz de  Benjamin Franklin com o intuito de poupar nas velas uma vez que empurrava mais cedo as pessoas para a cama …. Tal medida porém, foi implementada só em 1916 para poupar os parcos recursos energéticos existentes em tempo de guerra. Mas será que uma medida implementada em 1916 ainda faz sentido nos nossos dias?
A dúvida persiste.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...