Etiquetas

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

OS PILARES DA TERRA - O LIVRO

Conforme vem sendo hábito, por cada livro que leio, cá estou a dar a minha opinião sobre a obra. Trata-se apenas de uma opinião e muito pessoal, por isso deve ser encarada como tal. Existe um tempo para tudo e este, dediquei-o a (re) ler alguns dos livros que fazem parte da minha estante. O termo ganha sentido visto que quase todos já foram lidos, mas há pormenores ou, com os conhecimentos actuais, atribuo-lhe outro valor.
Neste caso, a editora presenteou-nos com dois volumes da mesma obra numa elegante embalagem. A obra de Ken Follett continua a mexer com quem a lê. Convém não esquecer que o enredo decorre em plena guerra civil Inglesa em pleno século XII.
A figura central Tom, sonha em construir uma catedral, e tudo se passa à volta das pessoas que com ele se cruzam no duro caminho em busca do seu sonho. Nesta obra o autor revela-se demasiado realista descendo ao pormenor das várias cenas revelando assim uma criteriosa pesquisa do ambiente da época.
A descrição irritantemente pormenorizada em geral e de que são exemplos a batalha entre reis (2.º vol.), e a maneira como estavam vestidos determinados personagens ou de outras coisas, não interessaria muito à leitura de um possível leitor. Na minha opinião, não descendo tanto ao pormenor, os dois volumes podiam resumir.se num só, mas não foi essa a vontade do autor…
O segundo volume, com igual pano de fundo, sofre do mesmo mal do primeiro, demasiado pormenor desenrolando-se neste a acção…
Enfim, uma leitura que acaba por prender o leitor, mas que só recomendo a quem gosta mesmo e tiver muito tempo para ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...