Etiquetas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CARNAVAL... OUTRA VEZ

De há uns tempos para cá, a velocidade dos acontecimentos (anos. dias, estações, festividades, …) é directamente proporcional à sua ocorrência, isto é, sucedem-se a uma velocidade vertiginosa. É verdade, estamos de novo no Carnaval.
Já aqui manifestei a minha aversão aos “Dias de …” e reitero a minha opinião. Não gosto de Carnaval. Não gosto porque, com o meu sentido de humor, não acho graça a nenhuma das “graçolas”, manifestações naturais carnavalescas.
Prefiro encarar o Carnaval como sendo uma festa de origem pagã. Certamente não sabia, a não ser que ande a ler a Wikipédia, que entre os egípcios se homenageava a deusa Ísis e o boi Ápis. As festividades estenderam-se depois aos hebreus, gregos e romanos. Relacionando a “festa de Inverno” dos gauleses, compreendo mais o espírito do Carnaval.
Numa tentativa de fazer esquecer estes festejos, a igreja católica implementou a Semana Santa e a Quaresma como símbolos do Carnaval.
Se me vêm falar do Carnaval de Veneza ou do Carnaval do Rio de Janeiro, “o maior carnaval do mundo”, então a estória é outra. Gosto de Carnaval do Rio pelos desfiles e fantasias que põem à prova a imaginação mais fértil. Adoro o Carnaval de Veneza embora reconheça que não se trata do original, mas poupem-me aos pseudo carnavais em que as mocinhas, cheias de frio, lá vão saracoteando sobre carros onde abundam frutos tropicais…
Como não posso deslocar-me a Veneza e muito menos ao Rio de Janeiro, continuo a afirmar com toda a propriedade que não gosto do Carnaval.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...