Etiquetas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PRÓS E CONTRAS DAS ROTINAS

Até certos limites, sou adepto de rotinas. Ao que parece, a introdução de rotinas no dia a dia pode trazer benefícios ao nível do organismo na medida em que, ao dar a sensação de segurança, evita a ansiedade e consequentemente o stress … A implementação de rotinas diárias nas crianças é fundamental porque permite que se desenvolva uma certa estabilidade no seu ritmo biológico. Ao estabelecer um horário adequado para as refeições, estudar, acordar e deitar diminuem os conflitos na relação pais-filhos evitando-se assim muito do stress entre ambos…
Por outro lado, ficar demasiado preso às rotinas também pode ser uma fonte de angústia quando, por qualquer razão, elas são quebradas. Por circunstâncias várias, o Miguel habituou-se a dormir cá em casa estabelecendo assim uma espécie de rotina. Porque hoje teríamos de levar o carro à revisão, fomos forçados a quebrar essa rotina o que se traduziu por uma certa angústia para ambos… Este é um exemplo do mal que pode causar deixar que se instalem determinadas rotinas sem a prévia mentalização de que um dia poderão vir a ser quebradas…
Como disse, defendo a existência de rotinas no nosso dia a dia mas dentro de certos limites. Que elas não nos conduzam à estagnação e nos impeçam de reagir adequadamente perante os imprevistos da vida e sobretudo que não venham a ser motivo de desilusão e angústia….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...