Etiquetas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Comemora-se hoje, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro por decisão da UNESCO na sua XXVIII Conferência Geral realizada em Novembro de 1995. E porquê este dia e não outro? A Razão desta escolha relaciona-se com a data em que morreram alguns dos escritores consagrados como Miguel de Cervantes, William Shakespeare entre outros.
Avesso como sou e aos “Dias Mundiais de qualquer coisa” é provável que se estranhe o enfatizar esta comemoração. Não é o dia em si que me merece especial atenção mas sim o espírito que lhe está subjacente. A criação deste dia teve como principal objectivo promover o prazer da leitura, a publicação de livros além da protecção dos direitos de autor…
É pena que os portugueses (independentemente da crise) seja um povo com poucos hábitos de leitura. Embora a escola tente suprir esta lacuna em muitos casos, já vai tarde. O hábito de ler deveria ter sido incutido em meio familiar pelo menos durante a infância. De facto, quem lê, escreve melhor e possui maior fluência verbal o que lhe permite uma grande elasticidade mental…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...