Etiquetas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

NÃO DEIXE DE VER ESTA BELA PAISAGEM

Durante muitos anos alimentei o receio de vir a ter cataratas a partir do momento em que minha irmã e mais tarde também a minha mãe foram submetidas à cirurgia às cataratas. Pensava eu que se tratava de uma patologia mais relacionada com a hereditariedade ou mera predisposição afectando apenas um pequeno número de pessoas. O diagnóstico de que sofria de cataratas caiu sobre mim como uma bomba sendo afinal o culminar do meu receio de vários anos.
Perante a minha reacção a médica prontamente desdramatizou este diagnóstico. Segundo ela, todas as pessoas, a partir de uma certa idade, acabarão por ter cataratas já que, com o avançar da idade, o cristalino vai envelhecendo ficando cada vez mais opaco o que origina uma visão nublada que dificulta tarefas como a ler, conduzir e distinguir fisionomias… Com efeito, a maioria das cataratas desenvolve-se lentamente não originando inicialmente problemas de visão. Esses problemas surgem mais tarde e de forma gradual. Envelhecer pois é um processo natural mas há que vivê-lo com qualidade.
Devido ao aumento da expectativa de vida da população mundial, o número de pessoas com cataratas tem vindo a aumentar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2002, a catarata é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo.É pois imperioso enfrentar a remota hipótese de um dia vir a precisar de eliminar essa malfadada catarata. Não custa nada. Era uma pena deixar de ver uma bela paisagem como esta…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...