Etiquetas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

EU TAMBÉM NÃO SABIA

Como já disse, ou antes como escrevi Ler aqui, não se pode saber tudo… e eu também não sabia. Admiti então que a minha ignorância se devia à recusa tácita em recolher informação sobre o que me iria acontecer. Preferi a ignorância não fosse amedrontar-me e fugir em cuecas (literalmente) pelo hospital fora…
Afinal, como a maioria das pessoas, eu também não sabia que o laser já não se usa na cirurgia às cataratas há longos anos. A técnica actual consiste em fazer a remoção do cristalino através de ultrassons utilizando um ponteiro vibratório que ao mesmo tempo que vai fragmentado o cristalino e a catarata em pequenos pedaços, a vai também aspirando. Em seguida uma lente intraocular é implantada para ajustar o foco da imagem na retina.
Não foi meu intento com esta série de posts armar ao coitadinho e muito menos em herói. A intenção foi desmistificar este tipo de cirurgia e encorajar quem dela precisa ou venha a precisar. Avancem sem medo. Não custa nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...