Etiquetas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CIRURGIA ÀS CATARATAS - 1º DIA

Como certamente desconfiaram através da leitura do meu último post, fui submetido sábado passado, a uma cirurgia às cataratas. Passadas que foram 24 horas após a cirurgia, achei ser o momento oportuno para iniciar o relato da minha experiência. É possível encontrar na Internet variadíssimos relatos da cirurgia às cataratas mas, na minha opinião, todos eles demasiado científicos e muito focados na cirurgia em si. Tentarei fazer um relato que descreva sem exageros nem dramatismo o que se sente antes, durante e depois de uma cirurgia como esta no intuito de ajudar quem em perspectiva…
Começo por testemunhar a minha surpresa quando me introduziram numa sala onde já se encontravam cinco pacientes reclinados em poltronas articuladas. Chamar-lhes pacientes é o nome mais apropriado pois é preciso muita paciência para estar ali de olhos fechados (pelo menos um) durante mais de três horas como foi o meu caso. Pelas conversas que escutei, alguns estavam lá há mais tempo. O tempo de espera tem tudo a ver com a dilatação da pupila sendo necessário que atinja um máximo de dilatação para que se possa realizar a cirurgia. Para o efeito, são aplicadas gotas amiudadas vezes por uma enfermeira que se divide pelos seis pacientes além de dar entrada a outro sempre que alguém é chamado ao bloco operatório deixando vago um cadeirão Não invejo a sorte desta enfermeira…
Ao fim de pouco mais de três horas também eu fui conduzido ao boco operatório onde mudei para uma maca e me fixaram firmemente a cabeça com fita adesiva… Lá começou a “maquineta” a destacar o cristalino e a introduzir a lente sem que se sinta qualquer dor. Sente-se apenas um ligeiro incómodo e só precisámos fixar um ponto luminoso durante toda a intervenção. Terminada a cirurgia que decorre em cerca de 15 minutos, passa-se à sala do recobro onde nos dão um chazinho sempre útil a quem não o tomou em pequeno e que apesar de não me apetecer nada acabei por tomar para descontrair no percurso até casa. Mais uma vez fiquei surpreendido por não sentir a mínima dor. Apenas desconforto como o que se sente quando uma pestana ou um gão de poeira entra para um olho… Deveras frustrante foi o facto de ver tudo desfocado. Pensava eu que ia ficar a ver nitidamente depois de colocada a prótese. Felizmente, no dia seguinte, comecei gradualmente a ter uma acuidade visual muito perto do normal embora tivesse de recorrer aos velhos óculos para ler. Nada mau.

O mais aborrecido do pós-operatório já que não se sente dores, são as gotas que têm de se colocar no olho intervencionado de duas em duas horas… Valha-nos que durante a noite não se colocam pelo que podemos dormir descansados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...