Etiquetas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

MUDAR DE PASSEIO

Há palavras que atravessam o tempo e o espaço, o que não quer dizer que tomem sempre o mesmo significado. A palavra “Deficiente” é uma delas. Seja qual for o significado que lhe atribuam (e tem mudado ao longo dos séculos), causa sempre um certo receio aos que se apelidam “normais”. O que é diferente mete medo, daí a repulsa, o fugir a sete pés do que não obedece à norma em vigor.
Para ser mais preciso, e segundo a OMS, deficiente é a palavra que se usa para indicar a perda da normalidade quer seja psicológica, fisiológica ou anatómica. Qualquer que seja a perda, é sempre uma perda, e é encarada segundo as vivências que trazemos detrás. Estamos programados para aceitar a dita normalidade e quem se desvie desse padrão, dá vontade de mudar de passeio. Por outras palavras, tudo que se desvie a nível físico ou psicológico do que considerámos “normal” acaba por se tornar estranho e meter medo.
Se, por qualquer razão, a ténue fronteira entre o normal e o anormal for ultrapassada, quem nos conheceu no primeiro plano sente muito mais a diferença. Dá pena ver uma vida completamente diferente do que já foi, é compreensível uma certa rejeição. Quem nasceu nessa diferença, nem nota que ela existe…
Há dias em que pensámos mais nos deficientes que o são e nos que a vida obriga a atravessar essa fronteira.
Há dias assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...