Etiquetas

sábado, 2 de julho de 2016

A CASA DA ARQUITECTURA

O estado em que se encontrava o antigo edifício da Real Vinícola
Como pai de um arquitecto seria por demais vergonhoso continuar a ignorar a existência de uma Casa da Arquitectura, com a agravante de se localizar mesmo aqui ao pé da porta, ou seja, em Matosinhos.
Actualmente sediada num edifício residencial do século XIX que foi pertença do arquitecto Siza Vieira, está a poucos meses de se mudar para o antigo edifício da Real Vinícola, que está a ser totalmente recuperado. Nos dias 1 e 2 de Julho a obra cuja inauguração está prevista para Dezembro, vai estar aberta ao público. Do evento, designado “Be a Part Of” constam, além da visita guiada ao edifício e de várias palestras, um concerto pela Orquestra Jazz de Matosinhos.
Mais uma vez, aceitando o desafio da nossa amiga Lena, lá fomos até Matosinhos. Do programa optámos por assistir apenas ao concerto de jazz pelas 10 horas da noite. Para nossa surpresa, teve lugar num dos edifícios em fase de recuperação ainda com portas e janelas por concluir. Imagine-se a corrente de ar numa noite fria como a de ontem. Quanto à Orquestra Jazz de Matosinhos, adopta um tipo de jazz puro e duro onde predominam os instrumentos de sopro. É um tipo de jazz de difícil “acesso” à maioria do público melómano no qual eu me incluo. Mesmo assim, assistimos até ao final do concerto.
Há quem tenha preferido ficar a ver o jogo de apuramento do próximo adversário da nossa Selecção de futebol, nós preferimos o concerto de jazz. Pessoalmente, não apreciei este tipo de jazz mas acabou por ser uma noite diferente. E viva Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...