Etiquetas

quinta-feira, 14 de julho de 2016

OS MITRAS E AS MITRAS

Até há bem pouco tempo, por mitras só conhecia as usadas pelos mais altos representantes religiosos, Católicos e Ortodoxos, em ocasiões solenes. Ultimamente tenho sido surpreendido com o uso do termo num contexto totalmente diferente.
Num mundo em constante e rápida mudança não é difícil correr o risco de ficar desactualizado em questão de meses ou mesmo até de dias. O que hoje é tido como certo, amanhã pode estar completamente ultrapassado; o que hoje é moda, amanhã pode cair em desuso ou mesmo ser considerado cafona. Nem sei até se o termo cafona continua em (bom) uso, isto é, se não é considerado possidónio… É que, como tudo, também a língua falada passa por modas e, determinados termos que faziam parte do vocabulário da nossa juventude, encontram-se completamente fora de moda.
Quem contacta com jovens na família ou profissionalmente, é sempre uma boa ideia conservar-se bem informado acerca da evolução do linguajar indispensável a uma boa comunicação entre diferentes gerações. Por isso, apressei-me a consultar diversos dicionários online tendo em vista conhecer o significado de mitra na terminologia actual. Por definição e por oposição aos chamados betos, trata-se de um jovem (entre os 20 e os 35 anos), de comportamento ruidoso, desrespeitoso, ameaçador ou mesmo violento, que é vaidoso, mas tem gostos considerados vulgares.
São afinal aqueles a quem, numa terminologia mais antiquada, eu designava de Gunas ou Chungas… Espécime que, ao que parece, prolifera principalmente nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra e se encontram quase sempre nos jogos de futebol, manifestações… e ginásios. Há-os de todos os géneros e feitios. Alguns até têm cursos superiores graças aos sacrifícios que os pais fizeram para os mandar para a universidade; uns são cultos, outros ignorantes; uns são de esquerda, outros de direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...