Etiquetas

quarta-feira, 13 de julho de 2016

SABER PERDER, SABER GANHAR

Por mais que se diga que não importa ganhar, o importante é participar, na realidade toda a gente quer é ganhar.
Todos sabemos, porque a vida nos ensinou, que tal é impossível. A vida é feita de vitórias e derrotas. Umas vezes ganha-se, outras perde-se e isto em todos os campos, quer profissional, quer emocionalmente.
Contudo, talvez por culpa nossa (dos mais velhos), criou-se uma geração de jovens que lidam mal com a derrota. É frequente ouvir o cliché: “os jovens não sabem perder, não sabem ouvir os mais velhos, querem que tudo lhes corra de feição”. E na verdade, muitos dos jovens não sabem porque não admitem perder. Alguns, perante a derrota, demonstram um sentimento de desgosto e inconformismo exagerado e doentio.
Sabe-se, através de estudos de conceituados psicólogos de todo o mundo, que o sentimento de frustração perante a derrota está intimamente relacionado com o medo, a insegurança e principalmente com uma vida familiar conturbada.
Não admira, pois, que a recente derrota no Euro, tenha provocado por parte de alguma sociedade francesa um profundo mal estar o que talvez possa ser explicado pelo medo e insegurança que têm vivido nos últimos tempos devido aos atentados terroristas.
Por muito que custe, é preciso aceitar esta dura realidade, a vida é feita de vitórias e derrotas e quem não sabe perder, jamais merece ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...