Etiquetas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O MUNDO VAI ACABAR CEGO

Sempre que ocorre mais um atentado à vida de seres humanos inocentes, há uma voz que se levanta em defesa do velho código de Hamurabi cuja máxima é “olho por olho, dente por dente”. Num daqueles seus polémicos discursos à multidão dos seus apoiantes, Donald Trump defendeu a prática desta máxima como sendo a solução para combater o Estado Islâmico.   O que este código preconiza essencialmente, é que se faça aos agressores algo em tudo semelhante ao mal que eles executaram. Isto é, à morte de inocentes, como aconteceu recentemente em Nice, responderíamos com a morte de outros inocentes…
Face a estes actos de uma brutalidade gratuita, é grande a tentação de por em prática a máxima “olho por olho, dente por dente”, se não nos lembrássemos de que, do outro lado, também há gente inocente.
Por vezes cedo à tentação de defender que se aplique a lei de Hamurabi relativamente aos assassinos e autores de qualquer outra violência exercida sobre outrem. Mas, como Gandhi muito bem lembrou, “Olho por olho e o mundo acabará cego”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...