Etiquetas

sábado, 26 de março de 2016

A ORIGEM DA PÁSCOA

Nunca gostei, nem muito nem pouco, da Páscoa talvez por estar associada a uma época de tristeza e recolhimento. Esta aversão remonta ao período da minha juventude em que a única fonte de entretenimento era a telefonia que nesta época transmitia apenas música clássica ou sacra. Nas igrejas os “santos” eram cobertos por panos de cor roxa, já por si tristonha. E, como se não bastasse, também as ruas eram enfaixadas com panos da mesma cor, roxa… Nunca gostei que me impusessem um período de recolhimento com data marcada. Período de recolhimento tenho-os eu quando menos os quereria ter por força das circunstâncias… da vida. Nesse tempo, tentavam explicar-me que este comportamento de tristeza e recolhimento estava relacionado com a morte e ressurreição de Cristo e me interrogava que culpa tinha eu nesses acontecimentos. Talvez partilhe alguma culpa ancestral, penso eu agora. Talvez. Apenas sei que a forma como a Páscoa é hoje comemorada nada tem a ver com a sua origem bíblica. Aliás, em Inglês, Easter é a palavra usada para esta festividade cuja origem pode estar relacionada com “Eostre”, deusa anglo-saxónia da primavera.
Tal como acontece com outras festividades religiosas, a Igreja tentou “apagar” alguns dos festejos pagãos atribuindo-lhe um novo significado cristão.
Independentemente de se gostar ou não, FELIZ PÁSCOA PARA TODOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...