Etiquetas

segunda-feira, 7 de março de 2016

ESTADOS DE ALMA

Tendencialmente atribuímos a acontecimentos nefastos ou benéficos a tristeza e a alegria que sentimos o que não é de todo errado. Acontecimentos são as causas que originam diferentes estados de alma como a tristeza e a alegria. Como em tudo na vida, cada uma das nossas acções tem o seu efeito. Como diria Newton na sua terceira Lei, “para cada acção há sempre uma reacção de igual intensidade na mesma direcção mas em sentido inverso”.
De onde vem então essa tristeza ou a alegria que às vezes nos invade?
Eu prefiro falar em estados de alma em vez de tristeza ou alegria. Tudo que nos cerca e nos afeta de qualquer modo, produz em nós diferentes estados de alma. Observar um lago numa paisagem bucólica produz um estado de alma de grande acalmia enquanto que observar uma tempestade nos deixa agitados em estado de grande tensão. Tudo à nossa volta interfere com o nosso equilíbrio interior, principalmente as paisagens. Não me posso vangloriar de estar a ser muito original pois muitos autores antes de mim relacionaram estados de alma com diferentes paisagens.
“Há em nós um espaço interior onde a matéria da nossa vida física se agita. Assim uma tristeza é um lago morto dentro de nós, uma alegria um dia de sol no nosso espírito. E, mesmo que se não queira admitir que todo o estado de alma é uma paisagem, pode ao menos admitir-se que todo o estado de alma se pode representar por uma paisagem. Se eu disser "Há sol nos meus pensamentos", ninguém compreenderá que os meus pensamentos são tristes.” (Fernando Pessoa).
Diria que neste dia, o meu estado de alma se pode representar por esta paisagem. Toda a bonança antecede a tempestade, ou será ao contrário...?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...