Etiquetas

sábado, 8 de agosto de 2015

O SISTEMA DE ENSINO EM PORTUGAL

Já ninguém tem dúvidas, e as recentes estatísticas vieram comprovar, que o nosso sistema de ensino está obsoleto e carece de uma mudança urgente. É preciso não confundir uma mudança radical com mais uma reforma do ensino… Não é dando "mais do mesmo", nem permanecendo mais horas na escola que se consegue resolver os problemas do abandono, absentismo, insucesso e desmotivação dos alunos.
Incompreensivelmente teimamos em manter uma escola que foi criada numa época em que era frequentada apenas por elites. Depois do 25 de Abril, com a abertura da escola a todas as classes sociais, nada foi feito de concreto no sentido de a adaptar às exigências e expectativas dos novos alunos. O problema agravou-se com a obrigatoriedade do ensino sem que ao mesmo tempo fossem criadas outras opções que não fosse o ingresso no ensino universitário. É do senso comum que tudo o que é obrigatório deixa de ser prazeroso…
O tipo de ensino actual não faz mais do que afunilar todo o tipo de alunos canalizando-os para uma única saída, as universidades públicas ou privadas, sem atender às reais necessidades e aptidões dos alunos. Poderá argumentar-se que já existe um ensino profissional… Pois existe mas conectado como sendo um ensino de segunda destinado a alunos com fracas capacidades intelectuais… Não é isso que se pretende nem o que o país precisa. O desemprego está aí a comprovar que também não é de mais “doutores” que precisamos. O que verdadeiramente precisamos é de investir na formação de técnicos a todos os níveis dando assim resposta aos alunos que não pretendem acessar ao ensino universitário sem descurar o cuidado de articular os vários tipos de ensino de forma a permitir uma franca mobilidade entre eles.
Desta forma, com alunos motivados resolver-se-ia o problema do insucesso, abandono escolar e sobretudo da indisciplina que alastra como um cancro pelas nossas salas de aula…
A manter-se o estado actual do ensino, vão ser cada vez mais os jovens obrigados a absorver uma educação que não educa nem emancipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...