Etiquetas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CHÁ COM LEITE VS LEITE COM CHÁ

O hábito (ou vício) muito british de beber chá com leite é a imagem de marca de todo o britânico que se preze. Embora exista a ideia que se trata de um hábito originário do Reino Unido, na verdade ele foi trazido pela mão (ou no bule) da rainha portuguesa, Catarina de Bragança, aquando do seu casamento com Carlos II. Catarina de Bragança adorava beber o seu chá com leite, hábito esse que virou moda na corte e acabou por se alastrar a todo o país.
Prevalece nos nossos dias a polémica sobre a ordem de preparação desta bebida. Há quem defenda que se deve acrescentar o leite ao chá e quem considere mais correto acrescentar o chá ao leite. Segundo a Wikipedia a ordem da preparação do chá dependia dos hábitos das diferentes classes sociais. A nobreza servia o chá em chávenas e bules de porcelana que aguentavam o calor da água fervente. O povo colocava o leite antes, justamente para não rachar as suas tijelas de barro.
Até agora, apesar dos seus múltiplos benefícios para a saúde, o chá tinha o inconveniente de manchar os dentes devido ao tanino que contém. Um estudo recente da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu que adicionar leite ao chá não só impede esse efeito, como consegue mesmo tornar os dentes mais brancos revelando-se até mais eficaz do que as pastas branqueadoras… (Visão Sexta feira, 21 de Agosto de 2015)
Depois de ler a notícia desta descoberta, acho que vou regressar ao velho hábito de beber chá com leite ao meu pequeno-almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...