Etiquetas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

LIÇÕES DE VIDA

A vida está constantemente a dar-nos lições que nem sempre compreendemos ou então, se as compreendemos, quase nunca as aceitámos. Há sempre aquela conhecida atitude de quem pensa: a mim não, isso não vai acontecer. No entanto, tudo que se passa à nossa volta nos transmitem lições de vida que não devíamos mas às vezes desprezamos.
Depois de uma viagem de autocarro que o Miguel adorou, acabámos por almoçar numa esplanada na Praça da Liberdade contígua à Av. Dos Aliados na baixa do Porto. A caminho da esplanada, passámos à porta do Banco de Portugal onde se concentravam alguns manifestantes, lesados do BES, que gritavam como palavra de ordem “Queremos o nosso dinheiro”. Os transeuntes, tais como nós, passavam indiferentes ignorando o grupo de pessoas que ali se concentrava. Tenho pena daqueles que foram realmente enganados se bem que fosse possível distinguir entre eles, outros cujo aspecto permitiria supor tratar-se de gente informada que foi conscientemente atraído por juros altos…
Instalados finalmente numa mesa da esplanada, foi-nos fornecido o menu que passamos a consultar. Como sempre, além dos pratos disponíveis, consultamos também os respectivos preços. Face ao comentário de que o almoço iria ficar caro, lembrei-me da lição a tirar daquele grupo de pessoas que continuavam a manifestar-se ali um pouco mais acima. Quantas vezes nos privamos de algumas mordomias com a finalidade de poupar e fazer um pé-de-meia que nos permita fazer face a qualquer eventualidade nefasta que possa surgir no futuro. Este comportamento é até louvável o perigo está em se tornar um hábito indo para além do que seria racionalmente necessário.
Quem sabe, algum daqueles manifestantes não se terá privado de uma vida mais confortável para conseguir fazer as suas poupanças? E um dia, algo acontece como a falência de um banco, uma catástrofe, a própria morte e todas essas poupanças de nada lhe valeram… Talvez esteja a ser tolo ao pensar assim mas, como dizia Winston Churchill, A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...