Etiquetas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AS PRAXES ACADÉMICAS

Muito se tem falado das praxes académicas acerca da “tragédia do Meco” daí não poder ficar indiferente sem fazer uma breve reflexão sobre o tema. Pelo que tem vindo a público, parece que estes jovens estariam relacionados com as ditas praxes académicas que, por mais de uma vez, têm estado na origem da morte de jovens a elas submetidos. Creio não ser o caso destes jovens… Estes estariam a “preparar” as tais práticas… Por definição e tradição, a praxe académica deveria ser um conjunto de práticas destinadas a contribuir para a integração e adaptação dos novos alunos. Infelizmente, nem sempre se verifica este espírito nas praxes a que são submetidos os caloiros. Em muitos estabelecimentos do ensino superior recorre-se a práticas humilhantes, impostas através de coação, atentatórias da dignidade e dos direitos humanos.
Estas pseudo praxes, impostas geralmente por indivíduos frustrados e completamente ignorantes do espírito da praxe (e não só…), recorrem à agressão física e psicológica que já tem levado por diversas vezes, à morte dos praxados. Trata-se de indivíduos que pretendem, através da imposição destas práticas ignóbeis, um protagonismo que a vida jamais lhe facultaria devido ao seu baixo coeficiente intelectual (veja-se o elevado número de matrículas destes indivíduos) aliado muitas vezes, ao nível socioeconómico… Estas características levam estes indivíduos a atitudes de hostilidade gratuita imbuída de uma certa boçalidade que se traduz por práticas violentas e humilhantes, assumindo perante os caloiros uma postura de autênticos ditadores…
Não se fique a pensar que sou anti praxe. Aceito perfeitamente aquele tipo de praxes divertidas desde que não atentatórias da dignidade do caloiro e que de facto, contribuam para promover a integração dos novos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...