Etiquetas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ALZHEIMER

Desde muito cedo que me preocupa esta minha dificuldade de orientação espacial e temporal como já descrevi aqui num dos meus pensamentos “Noção do tempo”. Nunca sei para onde estou virado, perco-me com facilidade e faço uma grande confusão ao tentar situar no tempo algumas das minhas atividades. Costumava brincar com esta característica atribuindo-a ao Alzheimer. Não voltarei a fazer piada com um assunto tão grave principalmente depois de ter lido o artigo escrito pelo Dr. Américo Marques Canhoto (médico especialista, nasceu em Castelo de Mação, Santarém, Portugal. Atualmente, dá consultas em São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto - Estado de São Paulo – Brasil).
Segundo este médico, é incalculável o número de pessoas de todas as idades que já apresentam os primeiros sinais de alerta, tais como: alteração de memória recente e de deficit de atenção (primeira fase da doença de Alzheimer).
Este médico aponta como motivos o estilo de vida atual, stresse crónico, distúrbios do sono, medicamentos, estimulantes como a cafeína e outros etc.
Indica ainda como traços de personalidade dos portadores de Alzheimer, pessoas geralmente muito focadas em si mesmas e que vivem em função das suas necessidades e das pessoas com as quais criam um processo de co dependência e até de simbiose. A partir do momento em que esta dependência ou simbiose lhe é retirada, o portador da doença, começa a manifestar dificuldade de orientação espacial e temporal.
Atualmente, a parcela da população que corre mais risco, são os que se aposentam - especialmente os que se aposentam cedo e não criam objetivos de vida de troca interativa.
A doença de Alzheimer, acima de tudo, é uma doença que reflete o isolamento do espírito que se torna solitário por opção. O interesse pelo convívio com o  amigos é uma boa terapia.
Descansa-me o facto de não conhecer nenhum caso de Alzheimer na minha família e não me reconhecer na maioria dos “traços de personalidade” apontados como sintomas de Alzheimer. Apesar de aposentado tento manter uma vida muito ativa fazendo exercício físico e ocupando a mente com o saudável hábito da leitura. Além disso, adoro o convívio com os meus amigos e não tenho tendência ao isolamento prolongado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...