Etiquetas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

HORÓSCOPOS E SIGNOS

Aqui está um assunto bastante controverso. Acreditar ou não no horóscopo e nos signos do Zodíaco. Durante muitos anos recusava-me a ler os horóscopos publicados nos jornais e revistas e ridicularizava quem tinha por hábito fazê-lo. Os Signos do Zodíaco? Considerava-os uma balela que nada dizia sobre a personalidade de uma pessoa.
Não é esta a minha posição atual no que se refere aos Signos do Zodíaco. Há que distinguir horóscopos de signos do Zodíaco.
Horóscopo do grego ¨horus¨= hora e ¨skopos¨= observação, é a posição dos planetas e da Lua no céu, num dado instante de tempo, em relação as casas do zodíaco.
O signo solar é calculado pela posição que o Sol ocupa no mapa celeste no momento de nascimento de uma pessoa, instituição ou evento.
Desde sempre têm sido observadas algumas relações entre os movimentos terrestres e celestes, nomeadamente a influência da Lua nas marés, o crescimento das plantas ou mesmo a fertilização e nascimento de bebês, a menstruação feminina,… Mais recentemente foi descoberta a estranhíssima paridade entre o tempo das conjunções planetárias e o de certas reações químicas com metais em estado coloidal (gelatinoso), observada por Rudolf Steiner e mais tarde confirmada pelo químico dinamarquês Nicholas Kollerstrom.
Atualmente não me custa acreditar que o momento do nascimento pode influenciar a personalidade de uma pessoa. Como explicar então as diferentes personalidades de pessoas nascidas sob o mesmo signo? Bem, aí entra o ascendente de cada um, o nível cultural, o meio socioeconómico em que se desenvolveu,…
Hoje acredito que o signo de uma pessoa define, em linhas gerais, as caraterísticas da sua personalidade. Já não tanto em horóscopos publicados em jornais ou revistas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...