Etiquetas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FAZER O LUTO

A forma como se lida com a perda de um ente querido e o consequente processo de adaptação à sua ausência é o que vulgarmente se chama “fazer o luto”. Não há um padrão uniforme para a forma de o fazer pois cada um passa pelas diferentes fases do processo de luto com maior ou menor intensidade de acordo com a sua própria personalidade, a natureza da relação com a pessoa que perdemos, a causa de morte (morte natural, acidente, suicídio, homicídio,…).
Segundo Kübler-Ross, no processo de luto passamos por uma fase inicial de negação em que de algum modo continuamos a aguardar um telefonema e cuidamos dos seus bens… Muitas vezes passamos por um período de raiva e revolta. Segue-se a fase da negociação, em que prometemos que nos tornamos melhores se tivermos de volta a pessoa (ou situação) perdida. Finalmente passamos para a fase de depressão.
Um "luto normal" que pode levar cerca de 1 ou 2 anos, acaba na fase da aceitação.
Para mim foi um processo difícil e moroso aceitar a morte do meu irmão até pela causa da morte… Foi longa, de anos, a fase de negação e quase passei por cima de todas as outras fases até alcançar a fase de aceitação.
Há dias em que nos despedimos pela última vez de alguém de quem gostamos.
Há dias assim…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...