Etiquetas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

NINGUÉM SABE QUANDO NASCE


Como diz o fado (sabe-se lá), ninguém sabe quando nasce, pro que nasce uma pessoa. Não se escolhe o local nem a hora de nascimento, penso eu. Nesse instante, o que interessa é nascer… Isto sou eu a pensar.
Bem sei que, por esse país fora, há mil recantos de inigualável beleza que ninguém pode nem deve esquecer sobretudo se é a terra onde se nasceu.
Não esqueço a cidade onde nasci à qual me ligam sentimentos, uns positivos, outros nem tanto, mas que o tempo jamais apaga. Foi lá que dei os primeiros passos, onde frequentei as escolas primárias e vivi durante alguns anos. Nasci em plena cidade do Porto, numa freguesia situada no centro da cidade.
Ainda hoje, cada vez que me desloco até lá, redescubro um ou outro pormenor nunca antes visto mas que lá permanece ao dispor para ser desfrutado por um qualquer turista mais aventureiro.
Já não existe a casa onde nasci (nesse tempo nascia-se em casa) e pouco resta da rua que existia em frente e me levava até ao Rio. O tempo e as necessidades urbanísticas alteram tudo. O Largo ainda existe, mais pequeno é certo. Aliás, tudo me parecia mais pequeno do que então era. Não imaginava nesse tempo que era a minha dimensão que variava e não a dimensão das coisas. Estas conservam ao longo do tempo a sua real  e inemutável dimensão.
O Largo, que na altura me parecia uma autêntica floresta, afinal não era mais que um simples canteiro da cidade no dia em que lá voltei em busca de um passado que se perdeu no tempo.
Resumindo, nasci no Porto e isso nem eu nem ninguém pode alterar.
Existem coisas de que gosto e outras, nem tanto. Gosto da Ribeira, das pontes, do Rio que sempre me acompanha, das francesinhas, das tripas, da Foz e sobretudo do mar.
Não gosto muito desse sotaque tão próprio da região e que inexplicavelmente se encontrava ausente na minha família nem tampouco das lembranças que por vezes me assaltam… e de outras coisas que nem ouso descrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...