Etiquetas

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CELEBREMOS A PÁSCOA


O Carnaval já lá vai e agora ? O que vamos celebrar ?
A questão é pertinente. Que festividade se sucederá à celebração do Carnaval ? Sim, porque somos um povo pobrezinho mas sempre em festa…
Não esquecendo o Domingo de Ramos destinado aos padrinhos, celebremos a Páscoa.
Este ano (2018) a Páscoa calha no primeiro dia de Abril, dia dedicado às mentiras ou Dia dos Bobos como se diz em França que lhe está na origem, ao que se pensa.
Voltando à celebração da Páscoa não é mentira nenhuma dizer que nesta data, os Cristãos e não só, celebram este evento.  Trata-se de um feriado móvel, também conhecido como Domingo da Ressurreição por se comemorar sempre num domingo. Calhou assim. Recorde-se que a ressurreição de Jesus ocorreu três depois que foi crucificado.
Mais uma vez a Igreja camuflou uma festa de origem puramente pagã numa festividade religiosa… Prometo que não vou explorar a origem da Páscoa que se encontra sobejamente documentada na Internet. Direi apenas que, em inglês, a Páscoa se diz Easter em honra da deusa Eoster ou Ostara com o fim de celebrar o início da Primavera.
Desde pequeno tinha instalada uma dúvida acerca dos ovos requintadamente decorados e que se viam em diversas montras comerciais. A par dos ovos, apareciam sempre os coelhos como símbolos da Páscoa o que só contribuía para aumentar as minhas dúvidas. Por mais fofos que sejam os coelhos e por melhor que os ovos sejam decorados, em nada contribuíam para diminuir a minha confusão. Toda a gente sabe que os coelhos não se reproduzem por meio de ovos…!
Agora compreendo que os ovos e os coelhos têm reminiscências pagãs. São afinal mais uma das heranças dos povos germânicos.
No equinócio de primavera era costume oferecer à deusa ovos coloridos e decorados como desejo de uma próspera estação que se avizinha. Vem daí a tradição dos ovos decorados. Quanto aos coelhos, eram um símbolo da fertilidade o que se compreende se atentarmos que se encontram no máximo período de reprodução…
Afinal, com o passar do tempo sempre se encontra uma explicação cabal para tudo… ou talvez não. Depende do ponto de vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...