Etiquetas

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

FESTEJAR O CARNAVAL


Aproxima-se a passos largos mais uma data em que se celebra o Carnaval ou, em bom português, o Entrudo. Este ano, o evento de origem puramente pagã, celebra-se a 13 de Fevereiro.
Mais uma vez, a Igreja se apoderou de uma festa que já era celebrada na antiga Grécia cerca de seiscentos anos antes de Cristo. Naquele tempo, os festejos dirigiam-se exclusivamente aos deuses como agradecimento  das boas colheitas auferidas. Só muito mais tarde foi instituído o Carnaval que marcava a diferença entre o inicio da quaresma e a despedida da carne, ou seja, o começo de um longo período de jejum…
É lamentável que se deixe ao critério dos municípios conceder ou não este dia como “feriado”… O Carnaval, embora seja uma festa facultativa, não deixa ninguém indiferente.
Atualmente o Carnaval conserva muito pouco das antigas tradições religiosas cingindo-se unicamente a uma época que se aproveita para usar coloridas fantasias ao som de “escolas de samba” que desfilam pelas ruas principais, numa triste imitação do que se passa do outro lado do Atlântico.
Nesse aspeto, pouco ou nada mais haveria para dizer. Com efeito, os desfiles carnavalescos são um dos pontos fortes do festejo do Carnaval… Mas isto sou eu a desabafar !
Uma vez que passo o ano mascarado, está na hora de arrancar a máscara e ser apenas eu. E como é Carnaval, “ninguém leva a mal”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...