Etiquetas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

JURAR A PÉS JUNTOS


Podem jurar-me a pés juntos que uma coisa nada tem a ver com a outra que não acredito. Também não sei porque se jura a pés juntos.
Não se podia ser com os pés em separado?
Sei que não é consolo para ninguém dizer que se trata de uma mera expressão idiomática que não significa grande coisa embora muito usada lá por casa. E lá estou eu a socorrer-me de expressões que ainda deambulam pela velha casa que por sinal já não existe!
Pelo que sei e me foi possível apurar, a expressão “jurar a pés juntos” pretende tomar por verdadeiro o que não passa de uma refinada mentira. Pelo menos, agora já faço ideia do seu significado.
Pondo de parte o aspeto cognitivo e sobretudo o aspeto social, o aspeto físico continua a comandar a vida de cada um apesar de achar que o aspeto social está muito ligado, por variadíssimas razões, ao aspeto físico. Podem “jurar-me a pés juntos” que o aspeto físico não interessa que continuo a achar que interessa e muito.
Do mesmo modo que ser magro não é sinónimo de uma boa saúde, ser gordo também não significa o contrário. Já lá vai o tempo em que ser gordo era sinónimo de beleza e de uma boa saúde do mesmo modo que, o ser magro, era apanágio de pessoas que não se alimentam convenientemente. Segundo consta, considera-se hoje e dia que a constituição física de cada um é uma questão genética e pouco há a fazer. Basta observar  o que se passa num simples restaurante ou cafetaria da moda… A quem entregam a conta?
Ainda bem que assim é, pois a fazer fé na opção do funcionário, nunca se pagaria o consumo.
Voltando aos programas televisivos, atente-se no aspeto físico daqueles que vencem, por qualquer razão. É raro ver um magrinho como vencedor, seja do que for, excetuem-se as provas físicas… Indo para o campo da política os magrinhos ficam a perder. Aí também a beleza anda muito por baixo.
Enfim, cada um é como é. Gordura ou magreza… é tudo uma questão genética, dizem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...