Etiquetas

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

RUMO AO ALENTEJO

Podia fazer uma resenha da minha vagem, do filme ou do livro mas em nada disso detenho a minha atenção. Direi apenas que chegou finalmente o dia há muito esperado… chegou cinzento, sem sol à vista e consequentemente pouca luz, contrariamente ao que vem acontecendo nos últimos dias.
Tínhamos pensado passar por Fátima onde pernoitávamos e só depois rumávamos a Vila Viçosa onde nos aguardava uma reserva no hotel Marmoris. Devido ao concerto de Gospel em Leça do Balio, invertemos todo o programa.
Não me ofereci para guiar porque sei, de experiências anteriores, que não confiam na minha competência como condutor o que aliás é compreensível. Quem me viu em casa e por essas ruas, acha estranho que conduzindo não se faça notar o efeito dos enjoos…!
Assim sendo, fomos directos a Vila Viçosa. Devido ao (mau) tempo e sobretudo ao frio intenso, muita coisa foi deixada para depois, contrariamente ao que venho aqui frisando mas o frio mata-me.
Não evito deixar algumas sugestões que podem ser úteis a quem visitar esta simpática vila:
Não esquecer de visitar o castelo e, dentro deste, o santuário de Nossa Senhora da Conceição a dois passos do hotel (Marmoris). É de aproveitar para visitar o Museu de Caça e Arqueologia ali ao lado. Reparar em caminho o belo edifício da Câmara Municipal de Vila Viçosa e o cineteatro.
Mais longe mas não menos digno de ser visto, o Palácio Ducal abrigou os duques de Bragança até à proclamação da República (1910). Mais atrás, a célebre Porta dos Nós.
Não deixe de visitar o Museu Bento de Jesus Caraça situado ao seu lado esquerdo. Logo de seguida, procure a casa onde nasceu Florbela Espanca, um mau exemplo das nossas memórias…
É ainda obrigatório ver a igreja de São João Evangelista virada para a Praça da Republica.
Se sobrar tempo, pode ainda visitar o Museu do Mármore.
Como se pode avaliar, não faltam pólos de interesse em plena Vila sem ser preciso recorrer ao automóvel que ficou arrumado no parque interior do hotel.
No regresso, depois das minhas orações e da apresentação (tardia) do carro, rumámos ao Padrão da Légua onde me espera a rotina do costume.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...