Etiquetas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

É LÁ QUE MORAM AS EMOÇÕES

Durante muitos anos, como a maioria dos leitores, andei convencido que o coração era o centro de toda a actividade humana. Era lá, pensava eu, que se encontravam todas as emoções, desejos, aspirações e frustrações do ser humano.
Estava redondamente enganado e aqui me retrato. A principal função do coração é exclusivamente manter o sangue em movimento. Nada que uma sofisticada máquina não faça… Todas as outras funções (respiração e alimentação) atribuídas erradamente ao coração, devem-se apenas ao sangue.
Depois de aberto e retalhado, nada encontraram dentro desse órgão senão um grande coágulo que ameaçava a toda a hora desprender-se e invadir outras zonas vitais do corpo humano não esquecendo o meticuloso trabalho de “remendar” algumas válvulas que não estavam a desempenhar cabalmente a sua função… A não ser isso, nada mais havia dentro do coração que fosse digno de integrar o relatório.
Mais tarde, aberta a velha “caixa de Pandora” para retirar um angioma que felizmente se revelou benigno, constei, e não foi preciso nenhum relatório, que era aí que todas as emoções estavam guardadas. Nenhuma parcela até ao momento foi esquecida ou sequer alterada. Todos os sentimentos residem nessa pequena caixa  que carregámos para todo o lado sem disso ter consciência.
Não sei se feliz ou infelizmente nenhuma recordação foi minimamente afectada pela intervenção cirúrgica. Já não digo o mesmo no que se refere ao aspecto físico… Aí revela-se a necessidade de um braço amigo que atenue o desequilíbrio característico dessa intervenção.
Exceptuando-se o aspecto físico, todas as outras funções permaneceram milagrosamente inalteráveis. Hoje carrego comigo todo um passado onde é impossível voltar mas que não me é permitido esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...