Etiquetas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

COMEÇA O INVERNO

Adicionar legenda
Falar de algo já foi muito falado, parece tarefa fácil mas não é. Pela mesma razão, torna-se bem mais difícil visto que tudo o que havia a dizer, já foi dito. Mesmo assim, não resisto à tentação de comentar mais um solstício. Falar em Solstício de Inverno sem falar no fenómeno astronómico que lhe deu origem não se compreende mas na Internet podem encontrar-se imensas explicações… Por mais banal que pareça é sempre conveniente recordar o Solstício de Inverno.
Na impossibidade de apagar tudo o que está relacionado com superstição a Igreja vai tentando (e conseguindo) vestir-lhe uma nova roupagem. Qualquer que seja o Solstício (Inverno ou Verão) encontram-se sempre reminiscências de religiões mais antigas que lhe deram origem.
Como não é possível esquecer todo um passado, a Igreja conseguiu conciliar os dois ritos, sendo o Cristão muitas vezes inventado para se sobrepor às religiões mais antigas. De outra forma, o povo  ou se afastava da Igreja ou, o que era mais grave, não ia respeitar as leis que lhes eram impostas. Tornou-se portanto necessária a sobreposição dos ritos Cristãos para manter a harmonia actual.
Depois destas reflexões, só me resta recordar que, este ano (2017) o inverno começa a 21 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...