Etiquetas

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

HOMENAGEM AOS AVÓS

Bem sei que o Dia dos Avós já lá vai, celebra-se a 26 de Julho.  É importante que se saiba que a data foi escolhida pelo papa Paulo VI como homenagem aos pais de Maria (Ana e Joaquim), avós de Jesus. Eu continuo a dizer e a pensar que todos os dias são dias, basta a gente querer.
Numa época em que o conceito de família tem sofrido algumas alterações, o papel dos avós tem-se adaptado à nova realidade ao longo dos tempos. De uma maneira ou doutra, os avós têm conseguido estar presentes cuidando e substituindo os pais quando ausentes.
Há avós mais ocupados do que outros, por isso compreendo e não exijo que todos reajam do mesmo modo, mas há sempre lugar (nos nossos corações) para os nossos pequenotes. Não seja esta mais uma desculpa para o não desempenho do papel fundamental dos avós na transmissão de valores, conhecimentos e até crenças.
A maior parte de nós guarda com saudade as histórias de encantar e os ensinamentos dos nossos avós e ainda bem que guardam estas recordações!
Haja saúde e bem-estar, condições fundamentais para acompanhar de perto os nossos pequenos. De acordo com os dados fornecidos por “Caring for Children in Europe”, Portugal é o país da União Europeia que dedica mais tempo (cerca de 30 horas semanais) aos respetivos netos. Não resta qualquer dúvida, sobretudo a quem os tem, que o convívio entre avós e netos é uma fonte de saúde para ambas as partes. Cá para nós, esta relação traz mais benefícios aos avós do que aos netos na medida em que evita o risco de depressão. Os avós que não cuidam dos seus netos, está provado, são mais propensos a problemas de saúde.
De uma forma geral, o convívio entre avós e netos além de favorecer a saúde psicológica, também favorece o convívio na medida em que permite o intercâmbio de saberes. Deste modo, os avós continuam a sentir-se úteis e válidos durante mais tempo.
Tomar conta dos netos exige alguns sacrifícios é certo, quer nível físico, quer  emocional, mas favorece uma boa saúde para ambas as partes. Fala um avô babado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...