Etiquetas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

INSÓNIA OU NOITE MAL DORMIDA?

Falar de insónia, tornou-se tão vulgar nos dias de hoje como falar do almoço ou do jantar do próprio dia. Muita gente saberá a diferença entre insónia e uma noite mal dormida. A insónia é a ausência total de sono que pode ter origem em problemas de depressão enquanto que uma noite mal dormida pode ser intercalada por períodos de sono o que não garante um descanso adequado ao organismo. Enfim, uma noite mal dormida não é o fim-do-mundo se ocorrer de vez em quando, mas começa a ser um problema quando se repete ao longo do ano. Não vou então dedicar o meu tempo a descrever os vários tipos de insónia.
Adormecer só de manhã depois de muitas voltas na cama durante a noite, acaba por deixar marcas profundas e piorar a qualidade de vida.
É sabido que para dormir bem o estômago não deve estar muito cheio nem muito vazio.
Embora não pareça, a insulina está relacionada com a produção de serotonina a principal hormona do sono. Está provado que a elevada presença de glicose no sangue, implica um aumento de insulina no organismo.
Em vez de recorrer de imediato aos produtos de laboratório, por que não recordar alguns dos velhinhos remédios naturais que podem dar qualidade ao sono? Não garanto que resulte, deixo aqui algumas dicas baseado na minha experiência pessoal:
Antes de dormir (cerca de uma hora) ingerira uma pequena porção de pão brancor ou bolachas por serem ricos em hidratos de carbono que ajuda a adormecer.
A acompanhar (ou não), beber um chá de valeriana que, ao actuar sobre o sistema nervoso central, faz dele um poderoso sedativo.
Para quem não gosta de valeriana o chá de flor de laranjeira é óptimo pelo seu efeito sedativo e funções terapêuticas consideráveis.
Já que me referi à flor de laranjeira, convém falar na flor de limoeiro que, além de sedativo, possui substâncias anti fadiga, ansiedade e sintomas de gripe.
O mel, por ser muito rico em hidratos de carbono é também um excelente sedativo.
E claro que teríamos que falar no conhecidíssimo chá de camomila que tem demonstrado a sua poderosa acção sedativa.
O que eu não sabia e agora já sei, é que comer pipocas ajuda a adormecer. Além do seu alto teor em hidratos de carbono, possui triptofano que se converte em serotonina.
Se nenhum destes truques resultar, então só me resta desejar “boa noite”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...