Etiquetas

segunda-feira, 17 de abril de 2017

AFINAL AS FLORES TAMBÉM PENSAM

Devia ser primavera, mas francamente não sei. Digo “talvez” pelo cheiro a primavera, pelos calções e sobretudo pelas flores que começavam a romper por entre as pedras do Largo. Apenas recordo que construía belos jardins que interrompia para almoçar e me penalizava ver que alguém pisara durante esse curto espaço de tempo.
Talvez fosse primavera, embora os “dentes-de-Leão” como eram chamados floresçam todo o ano, mas principalmente na primavera, quando as temperaturas são mais agradáveis.
Definitivamente era primavera por que no verão, o “teu pai é careca” esvoaçava por todos os compartimentos da casa. Na verdade, trata-se de sementes da planta que esvoaçam levadas pelo vento. Há quem acredite que deve formular-se um pedido relacionado com o amor quando se sopra para uma dessas sementes. Se o vento teimar em trazer de novo a semente, o desejo será realizado muito em breve. Na altura, eu nada sabia sobre tradições, por isso não formulava pedido algum. Apenas construía jardins. Na Idade Média, associava-se esta flor a Cristo e à Virgem Maria daí ter ganho o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual, no que acredito.
Desde o momento em que escrevi algo sobre os “dentes-de-Leão”, não param de florir em volta da minha varanda o que nada tem de extraordinário visto que estarmos na primavera. O extraordinário é que florescem mesmo em frente da varanda e todo o terreno em volta se encontra livre destas flores. São dentes de leão e amarelos (como deve ser) aos montes!
Por coincidência, dirão os mais cépticos, mas eu quero crer que as flores pensam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...