Etiquetas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

VIAJAR DE COMBOIO, UMA VERDADEIRA AVENTURA

Desde pequeno tenho um certo fetiche por comboios. Adorava viajar de comboio e observar todas aquelas manobras que decorrem nas estações principais. Por necessidade urgente de me deslocar a Lisboa para visitar o meu filho internado de urgência no HSM, decidi fazer a viagem no Alfa Pendular. O que poderia ser uma vulgar e confortável viagem, torna-se quase um verdadeiro suplicio. Escolher a carruagem Conforto não significa necessariamente que ele esteja presente. Toda a viagem (salvo raríssimas excepções) é acompanhada de uma desconfortável trepidação e um balançar constante. A culpa de todo este desconforto não se pode atribuir às carruagens de certo modo confortáveis, mas ao mau estado das linhas férreas. Fica-se com a nítida sensação de que não estão preparadas para comboios de alta velocidade. Fazer a viagem Porto-Lisboa nestas condições por quarenta e alguns euros torna-se cansativo e mesmo caro.
Depois desta experiência negativa, achei que não sairia prejudicado se regressasse no Intercidades. Assim fiz. Foi pior a emenda do que o soneto, como é costume dizer. Toda a viagem é sujeita a um violento sacolejar com o inconveniente de parar em várias estações além de alguns troços do percurso feitos a uma velocidade baixíssima…
Francamente não sei a quem atribuir a culpa de tanto desconforto nem a quem cabe a responsabilidade da actualização das linhas. É pena porque as carruagens até são confortáveis e agradáveis à vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...