Etiquetas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ISTO, É EMPATIA

Muito se tem falado de empatia propósito de tudo e de nada nos diversos campos de actuação humana. O facto de se falar e de estar na moda (já esteve mais) não significa que sempre se compreenda basicamente o seu significado. Como professor aposentado tive oportunidade de assistir ao uso e abuso deste conceito nem sempre aplicado no seu real significado. De facto, não é fácil arranjar uma definição perfeita de empatia. No fundo, todo o ser humano é detentor de imensas capacidades a que nem sempre dá o devido uso. Uma delas, senão uma das mais importantes, é a capacidade de se colocar no lugar do outro ainda muito pouco praticada. Isto por ser, segundo Augusto Cury, uma das funções mais importantes da inteligência. Segundo o mesmo autor, a capacidade de se colocar no lugar do outro, demonstra o grau de maturidade do ser humano.
Exercitar a capacidade de se colocar no lugar do outro, evitaria seguramente que se cometessem muitos dos erros de que mais tarde nos vimos a arrepender pois, deste modo, é possível imaginar como nos sentiríamos se aquele a quem atribuímos a culpa, fossemos nós...
Além de conseguir sentir a dor dos outros, torna-se também possível compreender as razões e atitudes que levaram à tomada de determinadas posições.
Quantas discussões, zangas e roturas de relacionamentos se evitariam se esta capacidade fosse exercida com maior frequência.
É a isto que eu chamo “empatia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...