Etiquetas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

É HOJE... HAJA DEUS!

Esta quinta feira, pelas 16h00, tomará posse o novo governo. Haja Deus…! Se outra vantagem não tivesse, a de pôr um fim à crispação que alastrou como uma epidemia por esse país fora, seria uma das principais. O tempo que durou esta epidemia, permitiu que se estabelecesse entre o cidadão comum, um exercício de esgrima ideológica que virou pais contra filhos, filhos contra pais, amigo contra amigo, marido contra a mulher e vice-versa…
É espectável que este esgrimir de ideias se vá atenuando com o tempo, mas as marcas estão lá. O tempo ajuda a cicatrizar os ferimentos, mas as cicatrizes permanecem.
Este estado de coisas, muito por culpa do actual PR, não se deve exclusivamente à excessiva demora na indigitação de António Costa como PM, mas também à peculiar característica do povo português de abraçar apaixonadamente causas, sejam elas de natureza religiosa, clubística ou qualquer outra, de uma forma que quase toca o fundamentalismo. No futebol, quem não é adepto do club de maior popularidade é confrontado verbal ou mesmo físicamente. Na religião, quem não acredita na Nossa Senhora de Fátima é olhado de lado senão ostracizado em determinados núcleos, e mais exemplos haveria para dar não fora a extensão que este texto já leva.
E agora digam-me lá se o povo português não é, senão fundamentalista, muito intolerante? Claro que isso nota-se mais quanto menor é o grau de educação do indivíduo.
É hoje que o novo governo toma posse. Haja Deus!
Pode ser que que acabe este clima de crispação ou pelo menos diminua, mas as marcas permanecerão...
Até quando?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...