Etiquetas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SOLIDÃO E ISOLAMENTO

Falar de solidão, para mim, é como falar de uma velha conhecida que me acompanhou ao longo de vários anos e por diferentes locais que percorri no exercício da minha vida profissional. É óbvio que nem sempre estive só. Contudo pode sentir-se solidão mesmo rodeado por muita gente. A solidão acompanhada pode ser bem pior que o isolamento.
Há que distinguir solidão de isolamento. Considero que isolamento é quando voluntariamente nos afastamos dos outros para estar em paz com o nosso eu. Desde que voluntário e esporádico, o isolamento pode ser gratificante em termos de equilíbrio emocional e muitas vezes leva e expressões artísticas criativas.
Durante muitos anos senti a solidão por falta de amizades e da presença dos meus familiares mais próximos vivendo em terra estranha. Do alto do meu pedestal não permitia a aproximação dos outros e acabava sempre sozinho mais por culpa minha do que pelo afastamento dos outros. Por vezes ainda sinto vontade de saltar de novo para o pedestal. Lá em cima sentia-me protegido contra as agressões. Era uma forma de me proteger do sofrimento. Esta situação arrastou-se até ao dia em que compreendi que o sofrimento faz parte da partilha da nossa vida com aqueles que amámos. Mas não foi suficiente descer do pedestal. Havia ainda outro obstáculo a ultrapassar. A minha natural dificuldade de comunicação. Foi um trabalho árduo que durou anos mas lá fui conseguindo derrubar muralhas, descer a ponte levadiça e deixar entrar aqueles que amo… É uma tarefa inacabada mas não desisto de investir arduamente na sua consecução.
Há dias assim em que lá vamos tentando aceitar que, tal como nós, os outros não são perfeitos e nos podem magoar mesmo sem intenção e que o sofrimento é intrínseco às relações humanas…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...