Etiquetas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

QUEM FOI RASPUTIN

Ao ouvir o CD dos Boney M onde consta uma canção dedicada a Rasputin despertou-me a curiosidade, mediante a letra, sobre esta enigmática personagem.

Um simples camponês vindo da Sibéria caiu nas graças do Czar Nicolau II e da Czarina por ter salvo o filho, hemofílico. Uma vez na corte exerceu uma forte influência sobre a família real e por isso tornou-se odiado tanto por nobres como por clérigos, uma ameaça a eliminar.
Grigori Rasputin, autoproclamou-se como um homem santo e no seu tempo foi considerado um místico tendo-se notabilizado na corte, a tal ponto que foi vítima da vingança de parlamentares e aristocratas como sendo um alvo a abater. Escapou a várias tentativas de aniquilamento como inimigo do sistema. Rasputim foi morto em Kokovtsoy quando já tinha caído em desgraça e sem a proteção e o poder que lhe conferia acabou exilado. Foi a enterrar num frio dia a 2 de janeiro numa pequena igreja…

There lived a certain man in Russia long ago
He was big and strong, in his eyes a flaming glow
Most people looked at him with terror and with fear
But to Moscow chicks he was such a lovely dear
He could preach the Bible like a preacher
Full of ecstasy and fire
But he also was the kind of teacher
Women would desire

O historiador Keith Jeffrey afirmou que, “se agentes da Inteligência britânica estivessem envolvidos no assassinato de Rasputin, eu teria esperado encontrar algum vestígio nos arquivos do MI6, mas tal evidência não existe.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...