Etiquetas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

AS QUATRO ESTAÇÕES

Todos sabem que o ano se apresenta dividido em quatro partes (estações), inverno, primavera, verão, outono e que o dia se reparte entre noite e dia. Mas por que isto acontece?

Para quem não sabe ou nunca pensou no assunto maduramente, as estações do ano dependem da inclinação do eixo de rotação do nosso planeta relativamente ao sol, ora está mais perto do sol, ora está mais longe e assim varia durante o ano de acordo com a exposição solar.
O homem primitivo, observou o fenómeno do “movimento” do sol e da lua, e verificou que estes astros se comportavam de maneira diferente conforme o ano ia decorrendo, mais tarde descobriu outros corpos celestes que comparou aos deuses que conhecia e assim nasceu a Astronomia…
Além do sol e da lua verificou que a posição dos astros se repetia regularmente tal como a noite e o dia, e relacionaram as quatro estações do ano bem como o respetivo início de acordo com os equinócios e os solstícios que lhe indicavam a transição entre cada estação. A curiosidade e a atenta observação permitiu conhecer muito do que hoje se conhece sobre os astros.
Fig adaptada do Gooogle

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...