Etiquetas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

O ANTES E O DEPOIS

“O mundo mudou, e aquele mundo ( de antes do corona vírus) não existe ... “A vida depois do vírus será diferente”.

Essa era a minha e a esperança de muita gente mas para muitos, nota-se uma tentativa desesperada para voltar ao que era….
A propagação da pandemia por todo o mundo, deitou por terra toda a esperança de que algo mudasse para melhor, isto é, que nada ficasse como  antes…
A Covid19 pôs a nu como é difícil coordenar todas as medidas implementadas para combater essa pandemia. Por outro lado, mostrou também a resiliência e solidariedade humana, um sentimento que se revela pela compreensão do próximo sem sentimentos pessoais, ideias e religiões. Nas sociedades mais pobres, a solidariedade assenta principalmente no parentesco e valores da sociedade, enquanto que nas mais desenvolvidas é dúbio o conceito de solidariedade…
Além de outras medidas que já conhecemos (e outros ignoram ) para irradiar a pandemia do covid19 muita gente foi a fazer uma quarentena ou  reclusão pelo período mínimo de 40 dias. O termo quarentena deve-se à medida medieval de isolar o indivíduo infetado durante quarenta dias, tempo que se julgava ser o período máximo de incubação duma pandemia. “A infeção de um indivíduo é uma ameaça para ele e todos ao seu redor. A perda de um é a perda de todos, então a soma é negativa. Do mesmo modo, o ganho de alguém com a adesão às políticas de saúde pública representa o ganho de muitos, e a soma é positiva”…
Determinados comportamentos, como circular em locais públicos muito frequentados sem máscara, por exemplo, entre outras medidas e sujeitar-se e sujeitar os outros à mesma doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...