Etiquetas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

ANO NOVO, VELHAS ESPERANÇAS

De acordo com o calendário, o Ano Novo comemora-se no primeiro dia de janeiro já que para os romanos antigos, janeiro era o mês consagrado ao deus Janus (“Ianuarius”, que em latim significa janeiro). Depois de muitas discussões e muita  discórdia, finalmente determinou-se que o primeiro dia de janeiro seria a data de celebração do Ano Novo a partir do século XVI, data em que o Papa Gregório XIII introduziu o calendário gregoriano e estabeleceu o dia um de janeiro como sendo o primeiro dia do ano. A data foi escolhida em honra do anjo Gabriel que apareceu a Maria a anunciar que seria a mãe de Jesus.

Atualmente, a maioria dos países rege-se pelo calendário gregoriano que celebra o novo ano no primeiro dia de janeiro, mais conhecido no interior como o ano-bom.
Sempre que se inicia um novo ano tecem-se mil desejos na expectativa de que se realizem, muitas promessas, com pouca esperança de que serão concretizadas. De qualquer modo é uma nova etapa que vai começar, mesmo sabendo que os propósitos formulados na maioria não serão concretizados. Que o ano seja uma data a festejar um ano que se atravessou apesar das diversas vicissitudes que decerto surgiram. A hora da chegada do Ano Novo celebra-se em horas diferentes de acordo com o fuso horário em que o país se situa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...