Etiquetas

domingo, 4 de abril de 2021

UMA PÁSCOA FELIZ

Por toda a parte se anuncia e se deseja uma boa páscoa, muitas vezes com sinceridade enquanto que, por outro lado, é apenas uma obrigação social…

Confesso que nunca vivi verdadeiramente esta quadra. Talvez por isso ou por nunca ter compreendido o verdadeiro significado desta festividade, nunca gostei desta época. A razão desta atitude remonta ao tempo de criança. Entristecia-me ver todos os santos cobertos com panos roxos em todas as igrejas e em plena rua. Também me revoltava o silêncio imposto a que se remetiam todas as estações de rádio apenas autorizadas a transmitir música clássica…
Atualmente compreendo que se trata de uma recriação da morte e ressurreição de Jesus o que não me impedia de pensar, se não fui eu que O matei por que hei de ser penalizado…?
A Páscoa designada em inglês Easter em honra da deusa Eoster ou Ostara marcava o início da Primavera. A par dos ovos e dos coelhos, tinham cada qual tem o seu simbolismo. Por mais fofos que sejam os coelhos e por mais esmerada que seja a decoração dos ovos, fez com que se esquece-se a razão da escolha destes símbolos. No equinócio de Primavera era costume oferecer ovos decorados com cores garridas à deusa desejando uma próspera estação enquanto os coelhos simbolizavam a fertilidade uma vez que neste mês se encontram em plena época de reprodução…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...