Etiquetas

quinta-feira, 28 de março de 2019

LER OU ESCREVER ?


Recentemente descobri que a leitura é incompatível com a escrita. Ao contrário de ficar feliz com a descoberta, fiquei ainda mais triste. Uma coisa sobrepõem-se à outra não deixando espaço para coisa nenhuma.
Escrever exige muito tempo disponível entre a escrita, a reflexão e revisão do que se escreveu. Em suma, é impossível fazer bem as duas coisas. É verdade  que não se pode escrever sobre qualquer assunto sem primeiro ler alguma coisa sobre o assunto mas é um género de leitura diferente de ler um livro.
Ultimamente tenho dedicado grande parte do tempo criativo à escrita de pequenos textos que mais tarde publico em detrimento da leitura que tanto prazer acarreta… a leitura permite transporta-me a outras paragens, vestir a pele de outros personagens e dar um outro colorido que não se encontra num mundo pintado de cinzento… Dizem, em jeito de consolo, que os escritores são os que mais leem… Concordo, mas não me consola. Na verdade tenho saudades das minhas leituras.
Não me considero um grande (nem pequeno) escritor mas, como disse, dispenso à escrita o pouco tempo livre que me resta e os livros vão ficando pacientemente em repouso sobre a mesa de cabeceira reclamando ser folheados. A actividade da leitura vai sendo adiada evitando assim que um determinado personagem se cole de tal maneira que exija algum tempo para que se dê o fenómeno inverso.
Optar por uma das actividades em vez de outra? Mas qual? E porque não manter as duas? Isso era o ideal mas como tal é impossível, há que optar.
Deixar de ler? Nem pensar. Abandonar a leitura nem que seja por uns dias é algo inconcebível…
Assumindo que as duas actividades são incompatíveis, como as entendo, o melhor é intervalar uma coisa com a outra.
Por falar nisso, hoje não escrevo mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...