Etiquetas

terça-feira, 7 de novembro de 2017

O TEMPO TUDO APAGA

Agora está na moda considerar como “erro humano” todo e qualquer desvio do que se considera correto. É permitido pensar-se nos incêndios que assolaram o nosso país ou outro qualquer acidente na área da saúde ou na área aérea. O problema fica resolvido ordenando-se a elaboração de um inquérito que pode durar dias ou mesmo anos... Quase sempre se chega à conclusão que o acidente ocorreu devido a um “erro humano”. Com esta atitude e perante a sociedade em geral, fica tudo explicado.
O “erro humano”, usa-se sempre que a gente ou qualquer coisa que devia agir em conformidade com os cânones vigentes decidiu agir de outra forma. Quem se desvie dos objectivos perseguidos é classificado como “erro humano”. Discute-se exaustivamente o acidente mas nunca o que lhe deu origem de forma a evitar que o fenómeno se repita num futuro próximo.
Encontrado (à força) um responsável, quer sejam as condições climatéricas ou qualquer outra causa, tranquiliza-se a consciência e espera-se que o tempo apague tudo da memória colectiva. Estou a lembrar-me de acontecimentos passados como o célebre desastre aéreo na Madeira, dos incêndios que assolaram Portugal, dos corpos carbonizados que não me deixam esquecer todo um passado que se faz presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...