Etiquetas

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O FOGO QUE ASSOLOU O PAÍS

O fogo passou por aqui. Não estou só a pensar em Pedrogão Grande, no Pinhal de Leiria ou quaisquer outros sítios e lugares de que, provavelmente, nunca antes ouviu falar. O pior é que o fogo passou e levou com ele casas, instrumentos que existiam ao redor das casas e principalmente vidas. Essas ninguém paga. Não há moeda que consiga substituí-las. Os intensos fogos que lavraram por todo o país deixaram marcas tanto na floresta como nas habitações e sobretudo na vida das pessoas já para não falar nas vidas que se perderam.
Olha-se em volta e vê-se logo que o fogo andou por ali pelas marcas que deixou. Árvores que eram verdes pintadas de preto assim como habitações, instrumentos dedicados ao trabalho e não só.
E que foi feito ao nível de quem pode decidir e quem pode legislar?
Que medidas foram tomadas no sentido de ordenar o território?
Que me conste, nada foi feito além de se debaterem exaustivamente as condições que originaram estes incêndios.
As condições climatéricas estão a mudar, é um facto, por isso nada garante que o mesmo fenómeno não se venha a repetir no futuro. Há que evitar que tal aconteça.
As casas, voltam a construir-se, a floresta volta a pintar-se de verde mas as vidas, não há volta a dar-lhe. As vidas essas, não voltam mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...