Etiquetas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TUDO O QUE SOMOS TEM AS SUAS RAÍZES NOS HÁBITOS INCUTIDOS EM CRIANÇA

É incontornável e há muito se sabe a importância da infância para uma vida adulta saudável. Não sei já onde li um texto em que, a propósito da importância da infância, se relatava o seguinte exemplo:
se uma criança, que chora e pede para ser alimentada, é ignorada pela mãe quando chora, mas é atendida quando espera em silêncio, esta criança grava no seu subconsciente, que para conseguir alguma coisa não deve pedir e nem chorar, mas esperar, pois alguém vai adivinhar as suas necessidades.
Por outras palavras, a criança especializa-se em camuflar as suas emoções, isto é, em “pedir” em silêncio…
Assim como muitos outros indivíduos da minha geração fui educado no acordo tácito de fugir ao sentimentalismo, de não ser vulgar como muita gente… Havia que manter a linha. Sentimentos? Certos sentimentos ficam muito bem… nos outros.
Desde muito novos, dizem-nos: Um homem não chora, não se deve deixar dominar pela cólera, está sempre impecavelmente vestido, calçado e limpo. Não fala nem ri alto, apenas esboça um sorriso. Em suma, um cavalheiro não exterioriza as suas emoções. E assim se vai crescendo e cimentando um sem número de preconceitos idiotas… Acaba por se tornar um verdadeiro perito em camuflar sentimentos e emoções. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...